terça-feira, 21 de outubro de 2008

RIVER PLATE vs BOCA JUNIORS


Se há algum programa que nao se pode faltar nesta grande cidade é claramente o clássico River-Boca, e foi mesmo isso que eu e o Federico Nigra tentámos nao deixar escapar.
Visto que nenhum de nós se tornou socio do river ( por enquanto) tivemos que recorrer aos meios ilegais de venda de bilhetes, a já bem conhecida "candonga" , o que mesmo assim não se tornou facil , tanto para encontrar como para a carteira, mas tinha que ser...
Eu e o federico dois dias antes do jogo arranjamos uns contactos e fomos ter com um tal senhor que nos arranjava os bilhetes. Para descrever o sitio , era mais ou menos um mini centro comercial peruano no meio de uma avenida nao muita bem frequentada, em que la dentro tinha um alfaiate, e era mesmo aí que se encontrava o senhor Javier que logo nos pediu para entrar la para dentro para que ninguem reparasse no negócio. Passados dois minutos ja tinhamos os bilhetes conosco ainda na duvida se seriam verdadeiros ou não... Entretanto nesse mesmo dia a Xiquita e a Diana Horta e Costa que estao ca de visita ligaram-nos para arranjar mais dois bilhetes e lá conseguimos que o grande Javier nos arranjasse mais dois.





Dia 19 de Outubro, domingo e a cidade pára completamente, ninguém na rua, difícil apanhar um taxi para o jogo, as atenções estão viradas para o grande clássico. Duas horas antes do jogo la vamos os dois para o Estadio Monumental - Antonio Vespucio Liberti - " El Monumental del River". As ruas complemente cheias de gente como eu nunca tinha visto e tudo a cantar ca fora as músicas da claque ( Borrachos del táblon) , um verdadeiro espetaculo. Mal entramos no estadio ja estavam quase cheias as bancadas, isto porque, antes do jogo, joga o escalão abaixo entre river e boca também. O River ganhou 1-0 e o ambiente era como se tivesse sido o jogo normal. No que toca ao jogo principal, é claramente um ambiente inesquecivel, nunca vi nada assim e penso que nao deve haver igual nos outros paises sem ser o nosso porque nao tem nada a ver... foi sem duvida o melhor ambiente futebolistico em que estive envolvido, verdadeiro espetaculo...estadio todo a cantar, claque gigante e um ambiente de festa constante em todo o lado.

















RIVER PLATE 0 - 1 BOCA JUNIORS



Tenho a dizer uma vez mais que o nivel de futebol deste país é claramente inferior ao nosso, nao se percebe como é que as equipas jogam completamente paradas e pior, parece que se estão a cagar pa tudo. Falando por mim que sou do River , mostrei a minha indignaçao durante quase todo o jogo tal como os adeptos que estavam ao meu lado, o River ao estava a jogar nada , uma verdadeira vergonha e banho de bola que tava a levar do rival Boca, a única coisa que me fez ficar contente foi o facto de o Ibarra (ex jogador do porto) ter sido expluso(injurias ao arbitro). O Boca resume-se a Riquelme e mais 10. Deixo agora aqui um aviso para os que gostavam de vir a BA, que tentem vir numa altura em que haja um classico porque é sem duvida um momento inesquecivel...



Disfrutem das imagens e videos:








Fotografias da Diana ( segundo anel , bancada sul)







Videos:


3 comentários:

Anónimo disse...

Ouve la ó senhor engenheiro!
Então agora vais de polo para um clássico como o River-Boca?? Onde e que está essa camisinha? e a gravata?
Que sorte poderem assistir a um espectaculo dessa dimensao que ate ca no Chile nao havia bar ou restaurante em que nao tivesse a dar esse jogo...
Grande abraço

Fino disse...

O sonho de qualquer verdadeiro amante de futebol. Vou voltar a Buenos Aires propositamente para o SuperClassico... Mas terá que ser em casa do meu clube, La Bombonera!

Grande abraço para todos,

Nigra e Patricio, dia 5 tou em Quito!

Federico disse...

Deixem-me só esclarecer o local de compra dos bilhetes. Cá os peruanos são muito mal vistos (pior que os Ucranianos e Romenos em Portugal)e por isso este local peruano era pessimamente mal frequentado. Eram género umas galerias, quase todas abandonadas e mesmo lá ao fundo havia um género de alfaiate com 1 m2 de loja. Lá dentro estávamos no meio de ferros de engomar e entre toneladas de roupa suja. O Javier lá sacou os bilhetes que tinhamos acordado mas perante o nosso pedido de mais bilhetes ele prontamente sacou mais uns bilhetes de entre umas meias rotas e disse que arranjava mais sem problema!
É verdade, tive que vir para Buenos Aires para me começar a interessar por bola. Graças ao Francisco já vou a jogos, sei jogadores e até músicas da claque canto (bem sei que no filme não se distinguem bem a minha voz estupenda mas ainda meto umas palavras lá para o meio).
Enfim, grande grande ambiente!! A não perder!